O Gato Sagrado da Birmânia

segunda-feira, 28 de maio de 2012

6 Dicas para educar seu gato

Dizem que os gatos não são inteligentes, porque é difícil ensiná-los a fazer o que você quer.
Penso que não. Eles entendem o que queremos dizer, porém somente irão fazer se eles quiserem fazer. Todavia é preciso que esta independência felina tenha certo limite para que não torne sua casa um caos total.
Existem determinadas coisas que seu gato deve ser proibido de fazer e você deverá ter paciência para conseguir o resultado esperado. Abaixo algumas dicas:

1)      Procure não deixar seu gato entrar na cozinha, por dois motivos principais:
não é higiênico para você e, principalmente, se seu gato for um filhote, será muito fácil ele ficar em volta do seu pé e ocorrer um destes acidentes domésticos comuns na cozinha ou mesmo se queimar com água quente, no forno, etc.

2)      Não deixe que ele escale as cortinas quando pequeno, pois quando crescer se lembrará disto e com certeza transformará sua cortina em farrapos por causa do seu peso.

3)      Paredes não são lugares para afiarem as unhas e tampouco os sofás: providencie um arranhador de tamanho proporcional ao dele (dê preferência aos grandes, pois se for um pequeno demais poderá cair sobre o gato e ele nunca mais vai querer chegar próximo de um arranhador). }
Outra opção boa e barata é usar um tronco de árvore ou mesmo um pedaço de tábua rústica.

4)          Geralmente você não precisará ensiná-lo a usar a sua caixa sanitária para fazer suas necessidades fisiológicas. A maioria dos gatos já faz isso por instinto; porém outros não.
Neste caso se você não lhe repreender terá sua casa convertida em um grande banheiro e o cheiro não sairá facilmente. Caso ele faça as necessidades no lugar errado você poderá limpar o local com cloro ou água sanitária, pois eles não toleram esse cheiro.

5)          Se seu gato não sabe usar a caixa sanitária: Depois de cada refeição sente-o na caixa e espere até que ele faça uso. Você deve ensiná-lo a escavar as pedrinhas e o que ele deve fazer ali.

6)          Se gato (a) não faz mais uso da caixinha, mas antes fazia: Pode ser que ela esteja no cio ou ele esteja marcando território, caso ainda não tenham sido castrados. Pode ser esteja com vermes ou uma infecção urinária, neste caso consulte um veterinário.

Esta situação também pode ocorrer por ciúmes pela chegada de um novo gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário