O Gato Sagrado da Birmânia

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bigodes em Ação

Nem o cão mais bem dotado tem as habilidades sensoriais próximas a de um gato. Os bigodes de um gato em conjunto com os outros pelos sensores são antenas altamente sensíveis, e podem detectar o toque ou uma presença por menor que seja. Até mesmo o fluxo de ar uma pequena fenda na parede, nunca observada por nós.

Os pelos sensores dos gatos estão localizados acima dos olhos, sob o queixo e nas laterais do rosto (bigode). Estes sensores são repletos de nervos, e podem detectar o menor movimento. Os gatos que passeiam na noite ou aqueles com deficiência visual usam estes sensores para "ver" por onde caminhar. Isto lhes permite manobrar em espaços apertados e calcular as distâncias de seus passeios noturnos.
Os cães também têm pelos sensores, mas dependem muito menos deles que os gatos.
Considerando que os gatos dependem de seus bigodes e pelos sensores para se mover qualquer dano a eles podem fazer com que eles não meçam as distâncias e batam em coisas.
Um gato sem pelos sensores poderia machucar os olhos ao andar pela mata, pois não receberia o sinal para fecha-los ao encontrar um obstáculo. Também poderia ficar preso em espaços apertados, o que não só poderia ser perigoso, mas sim um caso de vida ou morte se ele estiver sendo perseguido por um inimigo.
Portanto, se o seu gatinho sofreu perda parcial ou total dos bigodes ou de outros pelos sensores, o melhor é mantê-lo dentro de casa por alguns meses até que eles crescem novamente. Neste caso, não é conveniente mudar os móveis de lugar ou redecorar a sua casa, pois poderia ser difícil para ele se mover sem esbarrar ou deixar de tropeçar. Ele teria muita dificuldade de perceber a profundidade.
A perda de pelos sensores, não é questão de vida ou morte, mas pode ser desconcertante e muito doloroso e em alguns casos, pode resultar em sérios riscos para seu gato.
Portanto, devemos tomar precauções para impedir que seu gato fique nesta situação, para isso algumas dicas:

• Evite deixar a tesoura em locais de fácil acesso das crianças que podem em um momento de brincadeira cortar de bigodes ou outros pelos sensores.

• Se você fizer o “grooming” em gato, faça com muito cuidado.
•Evite deixar fogo aceso e mantenha o seu gato longe deles. Os pelos sensores que são cortados voltam a crescer, mas os que queimam, principalmente na base, nem sempre voltam.
Portanto, os bigodes de um gato não são um acessório decorativo, é uma arma vital para sua sobrevivência no ambiente externo.

Tome cuidado e proteja os pelos sensores do seu querido gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário