O Gato Sagrado da Birmânia

terça-feira, 12 de junho de 2012

A Ansiedade da separação.




Gatos são como crianças, podem sofrer de angustia quando separados de sua mãe ou de seus donos. Abaixo estão algumas dicas paraque seu gato se sinta melhor nestas situações.

Se separando da Mãe: Os gatinhos são geralmente entregues entre dois e três meses de idade. Antes da chegada em sua casa, o gatinho estava com sua mãe e com seus irmãos, de repente, troca-se de ambiente e ele encontra-se em um lugar desconhecido, com pessoas estranhas e sem a presença familiar. Ele está com pessoas maiores, que não mia ou não ronronam.

Nem todos os gatos se adaptam de imediato ao novo ambiente, por isso é essencial respeitar o seu tempo para se acostumar em sua nova casa. É essencial colocá-lo em um local pequeno e tranquilo da casa, com ração, água, com a caixa sanitária e uma pequena cama, embora que, a qualquer momento, ele vá dormir onde se sentir mais confortável. Em pouco tempo ele irá tratá-lo como um de seus irmãozinhos, ronronando e se esfregando em suas pernas.

Alimente-o conforme as instruções dadas pelo criador ou pelo antigo dono. Não espere que ele se adpte ao seu novo mundo de uma hora para outra. Não forçe a conhecer os outros animais de estimação da casa, dê-lhe tempo para se acostumar com a casa antes de fazer qualquer tipo de apresentação.

Quando você for viajar. Se você for viajar por um tempo curto não é necessário que você leve o seu gato junto. Os gatos odeiam mudanças na rotina. A confusão be o estresse podem alterar seu temperamento e torná-los mais agressivo ou apático e até mesmo podem escapar para voltar para casa, onde eles se sentem seguros.
Peça a um amigo, vizinho ou parente para alimentá-lo, trocar sua areia e deixe algum som ligado.
Se você for deixar o seu animal de estimação em outra casa ou em um hotel não se esqueça de estar com as vacinas em dia.
Se você deixar na casa de alguém deixe também sua cama, seu prato de comida, brinquedos. A idéia é que ele estranhe o mínimo possível. Diga à pessoa que vai cuidar dele a que horas ele costumar comer e não se esquecer de deixar comida à vontade durante o dia todo, afinal o gato não come por gula.

Quando ele passa muito tempo sozinho.Muitos dizem que os gatos são animais independentes e são mesmo, mas eles são animais muito afetuosos que querem o contato das pessoas.
Você pode confirmar isto quando o seu gato é pequeno e costuma segui-lo pela casa para não ficar sozinho, "conversa" contigo e também quando você está fazendo algo e você o ignora.
Se você estuda ou trabalha fora e fica muito tempo longe de casa o seu gato vai realmente sintir sua falta, e até mesmo ficar deprimido por causa da sua ausência.
A melhor solução é que ele tenha companheiro. Dois gatos se divertem e se acompanham. Eles se adaptam a qualquer espaço. Isto os torna ativos, brincalhões e carinhosos.

Se seu orçamento não permite ter dois gatinhos, tente passar mais tempo com ele ao retornar do trabalho ou da escola. Brinque com ele com uma bolinha, um ratinho ou caneta a laser alternadamente.
Se você tiver secretaria eletrônica ligue e chame-o, ele ficará feliz em ouvir sua voz e assim ficará mais tranquilo, mas não conte isto a ninguém, porque, quem não tem e não conhece um gato não irá te entender e te chamará de maluco

2 comentários: