O Gato Sagrado da Birmânia

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Marcando o território




 O gato macho, mais do que a fêmea, marca seu território através de jatos de urina, especialmente sobre as superfícies verticais. Com isso ele quer dizer a outros animais: "estou em casa, proibido a entrada!".
O ideal é  que o gato faça as suas funções sociais, fisiológicas e sexuais fora de casa, mas em um apartamento isto é impossível então temos que contornar esta situação através da educação e da castração. Este tipo de comportamento geralmente desaparece com a castração que aconselhamos ser efetuada aos seis meses de idade.
O gato também delimita seu território deixando marcas de suas unhas sobre as árvores e muros (arranhões) e depositando um odor particular, secretados por glândulas situadas na base dos coxins de suas patas.

O ato de esfregar
O filhote se esfrega contra sua mão para pedir alimento ou chamar sua atenção da mesma forma que gato adulto se esfrega em seu dono com a cabeça ou o corpo.
Especialistas também interpretam este comportamento como uma marcação: ao esfregar em seu dono o gato deposita a secreção das glândulas situadas na parte posterior de sua cabeça sobre as pessoas e objetos de seu ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário